domingo, 1 de agosto de 2010

Sistema GPS pode vir a sofrer apagões e falhas em 2010

Os satélites utilizados no GPS (Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global) podem deixar de funcionar no próximo ano, o que causaria apagões e outras falhas no sistema. O aviso veio através de um relatório da Agência de Responsabilidade Governamental americana (GAO, sigla em inglês) que foi apresentado no Congresso norte-americano.

O GAO apontou como uma das principais causas desses problemas técnicos a falta de investimento e má gestão do sistema. Os satélites são mantidos pela Força Aérea dos EUA desde a década de 90, mas, segundo o relatório, não foram tomados os passos necessários para que o sistema funcione sem problemas pelos próximos anos.

A Força Aérea está investindo cerca de dois bilhões de dólares na atualização dos satélites, mas o GAO afirma que os atrasos e gastos desnecessários colocaram o sistema na atual situação de perigo, sendo que um dos satélites deveria ter sido substituído desde 2007, mas após vários adiamentos se espera que a troca seja realizada somente em Novembro do corrente ano.

Caso os problemas relatadas não sejam resolvidos a tempo, milhares de utilizadores do GPS, assim como o próprio exército norte-americano podem ser afetados por erros de mapeamento ou por falhas no serviço.

Fonte: Softsailor – TheRegister