quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Networking é preciso

Cultive sua rede de relacionamentos: ela é essencial, especialmente nos momentos mais difíceis.

Muitas pessoas relutam em fazer o networking e possuem todo tipo de restrição sobre o tema. O consideram inconveniente, obscuro, feito puramente por interesses, entre outras.

Mas, o fato é que Networking é aquilo que você sente falta quando fica desempregado. Para quem você liga quando precisa de uma indicação para uma vaga de emprego? E para vender seu produto, serviço ou ideia? Não é nada fácil montar uma rede de relacionamentos relevantes no momento em que precisa. Você tem de se preocupar com isto antes.

Ocorre que quando estamos empregados em geral nossa mente fica 100% do tempo ocupada com as questões da empresa e esquecemos de nós mesmos, de nossa carreira e do nosso futuro. Aí vem uma crise e toda nossa dedicação é inútil se a empresa em que trabalhamos vai à falência ou enfrenta dificuldades que a obriga reduzir seus quadros.

Todos nós temos uma rede de relacionamento, normalmente ela é unidirecional: você conhece a pessoa e compra o que ela recomenda, mas ela não te conhece. Quer ver? Provavelmente o xampu que você usa foi indicado pela Gisele Bündchen, o telefone pelo Rodrigo Santoro e o relógio pelo Brad Pitt. Se as marcas destes produtos precisam de alguém de grande credibilidade para vendê-los, imagine você.

Todos nós precisamos de alguém que nos indique, nos recomende. O seu médico provavelmente foi indicado por alguém que você conhece e respeita.

Fazer networking nada mais é do que conhecer amigos. Você deve estar acostumado com amigos que gastam dinheiro com você, o networking é construir amizade com pessoas que se interessam por sua carreira e gostariam de contribuir com você (tenha os dois). Portanto, no fundo se trata de uma amizade. Se desejar construir esta rede, precisa descobrir como pode contribuir com as pessoas e fazer isto de forma constante e consistente. Procure por aquelas que tenham os mesmos valores, princípios e ética que os seus. Se possível os mesmos hobbies que os seus, pois assim terá muita satisfação ao encontrá-las e os assuntos serão comuns e interessantes para ambos. A amizade desempenha um papel mais relevante na construção de carreiras, empreendimentos e organizações do que você imagina. Fui desperto para o assunto pelo filósofo Peter Paul Pelbart que certa vez me inspirou a aprofundar-me sobre o tema: constituição e amizade. Grandes empresas e países foram construídos a partir delas. Sua carreira também pode ser. Vamos em frente!


por Silvio Celestino (site Olhar Digital)