segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os Desafios da Venda de Produtos Digitais

A economia digital atualmente está tão promissora quanto desafiadora, e obriga as pessoas a repensarem o modo como os produtos são produzidos, distribuídos e vendidos. Para compreender completamente o potencial da economia digital e antecipar os futuros desafios, é de extrema importância considerar e entender a natureza econômica particular dos produtos digitais.

Os produtos digitais são diferentes de qualquer outro produto físico e em alguns casos se parecem mais com serviços que exatamente como um produto.

Produtos digitais reúnem várias características particulares e interessantes. Vejamos algumas delas:

  • Os produtos digitais não apenas possuem informações como os produtos físicos, mas eles próprios são informações.
  • Os produtos digitais são infinitamente duráveis, e por isso não sofrem depreciação.
  • O custo de duplicação de um produto digital é virtualmente zero, portanto isso afeta de maneira dramática sua precificação.
  • O custo de distribuição de um produto digital também é zero, e isso também afeta diretamente a precificação, pois uma vez comprado, ele pode ser distribuído e repassado.

Os gigantes da Economia digital

Apple: A empresa, com o iPod, iPhone, iPad, iTunes, tem uma grande linha de receita, derivada totalmente da venda de MP3 (o carro chefe), videos, livros, e aplicativos para sua plataforma. O sucesso da Apple foi conseguir criar todo um ecossistema para distribuir conteúdo em seus dispositivos.

Amazon: Com o Kindle, e sua grande capacidade de atrair autores, a Amazon é a líder do mercado de venda de livros e recentemente a venda dos livros digitais ultrapassou a venda de livros físicos em sua plataforma. Hoje, falar de produtos digitais, sem mencionar a Amazon é ignorar a empresa que provavelmente inaugurou este mercado.

E então, quais as recomendações?

Ficam alguns pontos de atenção para quem pretende entrar no mercado e vender produtos digitais:

  • Disponibilidade – Um dos segredos sucesso das plataformas de distribuição de produtos digitais é a facilidade de acesso ao conteúdo e os modelos self service. Compras de conteúdo digital geralmente ocorrem por impulso e o usuário na maior parte das vezes quer consumir aquele pacote de informação imediatamente.
  • Experiência – Você não está vendendo apenas um pacote de bits, o negócio de produtos digitais é mais focado em experiências do que em venda de informações. Porquê alguém compraria um aplicativo que emula a revista anima os gráficos de conteúdo, quando o conteúdo já está disponível na web? A Wired para iPadcriou uma experiência multimídia rica, ao invés de apostar apenas na venda de conteúdo.
  • Percepção – Muitas vezes o formato do produto ajuda a aumentar a percepção de valor do mesmo. Usuários tendem a estar mais dispostos a comprar um aplicativo com as mesmas informações do que a pagar para ler a mesma informação em um website. Oferecer uma percepção de valor agregado sobre o conteúdo é um dos segredos da estratégia de produtos digitais bem sucedidos.