segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Redes Sociais: um pouco sobre o LinkedIn

Por Camila Carrano

Apesar do LinkedIn não ter tanta força no Brasil como nos Estados Unidos, estarede social possui seu valor e está em fase de crescimento, e isso demonstra que precisamos reter atenção no fato. Recentemente lançaram um infográfico nomeado “The State of LinkedIn”, que mostra dados da maior rede social para profissionais criada há 7 anos. Com quase 69 milhões de membros em 200 países, tem ganhado espaço no Brasil após ter lançado sua versão em português há pouco tempo.
Dessa forma, não poderia deixar de mostrar um pouco sobre essa rede social, que, além de possibilitar difusão de conhecimento, pode ser um forte aliado no campo profissional. O LinkedIn aos poucos se tornou uma ferramenta essencial para profissionais e empresários e precisa ser compreendida para ser introduzida na cultura digital de quem quer se destacar no
mercado de trabalho.

Recentemente li um post no site MindJumpers que falava de 10 práticas para melhorar essa rede social. Enumerei algumas delas para melhor compreensão da ferramenta:

1. Preencha o seu currículo

O campo de pesquisa LinkedIn funciona da mesma maneira como campos de pesquisa normal na Internet. Quanto mais informações você fornecer, mais provavelmente será encontrado por pessoas que buscam as competências que você colocou em seu perfil. Então, preencha o currículo de forma cuidadosa, e escolha as palavras-chaves coerentes com seu perfil. Mas lembre-se que também pode ser inseguro fornecer informações demais nas redes sociais. Saiba dosar essas informações de forma que exponha o necessário.

2. Otimizar o seu URL

Quando estiver fazendo seu perfil, lembre-se de colocar um nome para o seu endereço de perfil do LinkedIn. Se você não sabe como fazer, segue a dica:

  • Acesse “Editar meu perfil”, role para baixo até onde diz “Perfil Público” e pressione Editar. Edite a URL do seu perfil com o seu nome por exemplo. Essa medida otimizará as buscas na internet com o seu nome.

3. Contato com as pessoas que você conhece e quer conhecer!

Para crescer a sua rede pessoal tente pensar em todos os seus trabalhos anteriores. Pesquise o nome de pessoas que possam te indicar, e que te conheçam. É sempre bom tentar manter contato com as pessoas da sua rede social, estando receptivo a compartilhar experiências.

4. Atualize seu status

Deixe suas conexões saberem coisas interessantes do seu campo profissional. Quer trate de artigos, notícias, inovações, ou um novo. A atualização demonstra interesse e sempre abrirá portas para novos contatos.

5. Participe de grupos

O LinkedIn oferece uma oportunidade única de conhecer e interagir com pessoas de interesses semelhantes aos seus. Com os grupos do LinkedIn, podemos ter acesso ao melhor dos especialistas além de ser uma oportunidade de encontrar companheiros que compartilham as mesmas paixões que nós. Portanto, pesquise os grupos e faça parte daqueles que satisfazem os seus interesses.

6. Iniciar discussões e responder as perguntas

Dentro de um grupo, participe de discussões, respondendo e agregando conhecimento para os grupos. E não apenas para difusão da informação, mas para estudos também. Muitas vezes temos dúvidas que muitas pessoas compartilham, quem sabe você poderá encontrar a resposta daquela sua pergunta? Pesquise e participe, mesmo que você não tenha muito tempo. Gaste tempo sobre as questões que você já tenha a resposta, pois não gastará muito tempo com elas.

7. Encontrar novos parceiros

LinkedIn é uma ótima ferramenta para encontrar parceiros, sejam eles profissionais ou alguém para partilhar ideias sobre a sua paixão pessoal. Use a busca para encontrar novos companheiros que possuem as habilidades e competências que você está procurando. É uma oportunidade para seguir a sua paixão ou até construir a sua própria, promovendo sua marca ou empresa, obtendo novos clientes e facilitando a contratação de novas pessoas.

8. Recomendações

Uma das coisas interessantes do LinkedIn é a possibilidade de indicação de outras pessoas. Assim, mostrando a qualidade da sua vida profissional. Se você conhece alguém que te admire, lembre-se de pedir indicação na sua página do LinkedIn.