sábado, 24 de setembro de 2011

Por que as empresas necessitam utilizar tecnologia da informação?

Vivemos em uma era em que a informação está disponível a todo instante, nos jornais, revistas, rádios, televisão e nos últimos anos de uma forma mais agressiva na internet, que é uma biblioteca virtual instalada dentro de nossas casas, somos freqüentemente bombardeados por diversas informações em tempo real.

Com o acesso à informação não mais restrito como no passado, temos um novo desafio, obter o conhecimento do contexto, o entendimento do conteúdo e a visão mais aprofundada dos assuntos.

Houve tempos em que a informação era considerada moeda corrente. A pessoa bem informada obtinha vantagens competitivas e dava saltos à frente dos menos privilegiados. Não se pode afirmar que estes tempos tenham acabado por completo, mas ao invés de informação deve-se se ter conhecimento.

Hoje, o acesso à informação não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso. Por isso, o grande segredo é saber gerenciar dados estratégicos para poder utilizá-los da melhor forma possível, como suporte para a tomada de decisões.

A tecnologia da informação é disponibilizada como recurso para que possamos coletar (capturar), armazenar, processar, analisar, traduzir, tais informações e torná-las conhecimento que será utilizado como suporte para decisões estratégicas da empresa.

Não é barato investir em tecnologia, mas necessário se quiser estar um passo a frente de seus concorrente, se o objetivo da organização é de avançar em seu próprio mercado ou segmento e vislumbrar novas oportunidades.