sábado, 4 de setembro de 2010

Como aparecer nas buscas do Linkedin.

Por Site IDGNow - (11 de Maio de 2010)

O website é uma dos principais recursos para profissionais na Internet; saiba como dominá-lo.

Tente fazer o seguinte: conecte-se em sua conta do LinkedIn e, na caixa de buscas, insira o termo “Sports”. Pressione "Enter" e aguarde o resultado.

O primeiro perfil exibido será o de Lewis Howes – autor de "LinkedWorking: Generating Sucess On the World´s Largest Professional Network Website" (LinkedWorking: Fazendo sucesso no maior site de relacionamento profissional do mundo – em tradução livre) e fundador da associação esportiva Sports Executives Association.

“Quem quer ser visto no LinkedIn, precisa primeiro ser encontrado”, afirma Howes. “O LinkedIn é semelhante a um pequeno Google. A diferença é que, para aperecer no Google, as pessoas investem um bom dinheiro, o que no LinkedIn não é necessário”, diz.

Segundo o autor, sair em uma boa posição em buscas no LinkedIn, dentro de cada segmento específico, pode ser extremamente vantajoso. “Quem procura por novas oportunidades de trabalho, pode contar com uma boa posição no ranking do LinkedIn para ser encontrado por recrutadores”, ressalta.

De acordo com Howes, o perfil do LinkedIn pode ser otimizado para aparecer nos resultados e isso não requer muito esforço. Basta seguir as três dicas a seguir:

1::Use palavras-chave

Gere uma lista de palavras-chave que você acredite sejam usadas por pessoas que queiram encontrar você na rede social. Se você for um consultor de TI, nessa lista poderão estar os termos “TI”, “consultor” e “consultor para tecnologia”. Caso seja um desenvolvedor, a escolha das palavras “desenvolvedor”, “java” e “código aberto” deverá ser acertada. Howes sugere que a lista de palavras não contenha mais de três termos.

2::Complete o perfil

Examine atenciosamente cada campo disponível em seu perfil e complete as lacunas lembrando-se de usar as palavras chave pré-determinadas. O ideal é começar pelo título. “Tente explicar a que veio em uma frase de impacto”, diz Howes. Depois do título, chegou a vez dos campos restantes. Dê especial atenção ao resumo profissional, e aos campos com informações sobre o seu passado profissional e ocupação atual. Em cada uma das nove inserções nesses campos, Howes adicionou a palavra “sports” uma vez por frase. Segundo o autor, a inclusão dessa palavra ajuda a classificar melhor o perfil.

3::Não exagere


A idéia de lotar os campos com várias palavras-chave pode parecer tentadora, mas deve ser deixada de lado. Manter o perfil com ar profissional é importante, e abarrotar a página com as palavras para manipular o sistema não é uma boa.