quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Certificação PMP

1. O que é certificação PMP?

PMP® significa Project Management Professional (Profissional de Gerência de Projetos), essa certificação é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI), com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente no que tange ao Gerenciamento de Projetos. No ano de 1999, o PMI foi pioneiro no reconhecimento de seu programa de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

2. O que é PMI?

É uma organização visionária e pioneira na formação de administradores e gerentes de projetos. Estabelecido no ano de 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 250.000 associados em todo o mundo.
Os associados do PMI são indivíduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações. Conclusão, o PMI prepara padrão para indústrias, conduz pesquisas, promove educação, certificação e trocas de oportunidades profissionais fortalecendo e promovendo a estabilidade da profissão.

3. O que é Gerenciamento de Projetos?

Gerenciamento de Projetos ou Gestão de Projetos, ou ainda Administração de Projetos, é a aplicação de técnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.

4. O que os profissionais devem saber para atuar como gerente de projetos ou integrante de equipes de projetos?

Áreas de conhecimento envolvidas no Gerenciamento de ProjetosOs profissionais que desejam atuar como gerente de projetos ou integrar uma equipe de projetos devem compreender os processos básicos do gerenciamento de projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento; e todas as áreas de conhecimento envolvidas: Gerenciamento da Integração, do Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, da Comunicação, dos Riscos e das Aquisições do Projeto, que são comuns a todos os projetos.







5. Por que as organizações utilizam Gerenciamento de Projetos?

Porque assim obtém melhor comunicação entre os participantes do projeto e melhor compreensão sobre o projeto e seus objetivos; elevam a capacidade de definir e controlar o escopo do projeto; capacidade de identificar, monitorar e acompanhar os marcos do projeto; melhor avaliação e mitigação (redução) dos riscos do projeto; identificação e comunicação das áreas de problemas; esclarecimento e alinhamento com os objetivos da organização e priorização das atividades funcionais e do projeto.

6. Qual a importância de capacitar-se como PMP?

Atualmente, a carreira de Gerente de Projetos é amplamente reconhecida e aceita, especialmente em algumas áreas como: Sistema da Informação, Construção, Pesquisa e Desenvolvimento e Consultoria. No Brasil está sendo reconhecida como uma opção estratégica pela a qual as empresas podem atingir com sucesso seus objetivos estratégicos.
Sendo assim, não é surpresa alguma o fato das altas gerências das organizações estarem exigindo que os gerentes de projeto detenham determinadas competências comprovadas, ou seja, a certificação está se tornando crítica para as pessoas que trabalham com gestão de projetos. Profissionais que possuem uma certificação formal, emitida por uma instituição reconhecida que comprova seus conhecimentos nas competências exigidas, têm um forte diferencial competitivo no que se refere a "empregabilidade".

7. Quais os benefícios da certificação PMP para o profissional?

Ampliação da empregabilidade, aceleração do crescimento profissional, grau de qualificação reconhecido internacionalmente e incremento do valor e reconhecimento dentro da organização na qual trabalha ou possa vir a trabalhar.

8. Quais os benefícios da certificação PMP para a empresa?

Possuir profissionais certificados demonstra alinhamento com as melhores práticas normatizadas e aceitas internacionalmente, a empresa ganha qualidade e efetividade do gerenciamento de projetos, agregação da credibilidade e valor aos prestadores de serviço, motivação dos colaboradores para buscar o crescimento profissional e redução dos custos decorrentes da melhor administração da implantação dos projetos da empresa.

9. Para obter o certificado PMP é necessário ser associado do PMI?

Não, porém isso lhe garante um desconto na taxa do exame. É interessante filiar-se ao PMI antes do preenchimento do formulário de inscrição para o exame.

10. Quais os benefícios de ser associado ao PMI?

  • Criação de redes de relacionamento (networking);
  • Participação em grupos de interesse comum;
  • Troca de conhecimentos e experiências;
  • Participação com descontos em Seminários e Eventos;
  • Participação com descontos em feiras específicas;
  • Aquisição de livros especializados com descontos;
  • Programas de premiação de trabalhos;
  • Serviços de emprego (oferta / procura) e
  • Jornais e revistas especializados, como a PM Network, o PMI Today e o PM Journal.

11. Como me torno associado do PMI?

Para se associar ao PMI basta preencher uma ficha de filiação no site do PMI (http://www.pmi.org).

12. O que acontece após a minha associação ao PMI?

Ao tornar associado do PMI, você pode filiar-se a um Chapter, que o colocará em contato com profissionais de sua região que trabalham no campo do Gerenciamento de Projetos. O primeiro Chapter do Brasil foi o de São Paulo.

13. Qual o custo para realização do exame de certificação PMP?

  • Associados do PMI: US$ 405,00
  • Não associados: US$ 555,00

14. O que é necessário para obter a certificação PMP?

Para obter a certificação PMP, é necessário que o candidato tenha conhecimentos específicos de Gerenciamento de Projetos, e esteja apto a seguir um código de conduta profissional. O último passo para se tornar um PMP é obter aprovação em um exame de múltipla escolha, concebido para medir o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, é aplicado no mundo todo.

15. Quem pode se candidatar a certificação PMP?

Os candidatos devem atender aos requisitos educacionais e de experiência separados em duas categorias. A lista com o guia de requisitos na íntegra pode ser acessada no site do PMI.

  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo):
    a. 4.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto;
    b. 36 meses de experiência nos últimos seis anos;
    c. Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo):

    a. 7.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto;
    b. 60 meses de experiência nos últimos oito anos;
    c. Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

16. Como posso saber se tenho de fato a quantidade de horas necessárias para me candidatar à certificação PMP?

Este é um exercício biográfico de seus projetos nos últimos oito anos. É indispensável que você se recorde dos projetos em que trabalhou nesse período, para estimar o esforço que teve em cada um. Se a soma das horas de trabalho nestes projetos der as 4.500 horas requeridas (3o grau) ou as 7.500 horas (2o grau), e você possuir os demais requerimentos, estará então apto a se candidatar a certificação PMP.

17. É preciso que eu tenha gerenciado projetos durante todo o período solicitado de 4500 horas pelo PMI, ou posso ter exercido apenas atividades de liderança de projetos (gerente, coordenador, supervisor)?

O formulário de inscrição determina as atividades que você poderia ter atuado em cada grupo de processos, mas não é preciso que tenha exercido todas as atividades, nem que tenha participado em todas as áreas em todos os projetos. O PMI não exige que você tenha sido "gerente de projeto" formalmente, todavia é necessário que tenha participação em atividades de liderança em todos os grupos de processos de gerenciamento.

18. Preciso ter participado de todos os processos do gerenciamento (Iniciação, Planejamento, Execução/Controle e Encerramento) durante todas as fases dos projetos apresentados ao PMI?

Na soma de sua experiência, você deve ter horas assinaladas nas 5 fases, porém não necessariamente em um único projeto.

19. Eu gerenciava projeto, mas não da forma que o PMI apresenta no PMBOK, é válido?

Sim, o que se espera é que após a sua certificação, você passe a utilizar as melhores práticas do PMI.

20. O que é PMBOK®?

"A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK® Guide)", é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBoK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI).

21. Como obter a Certificação PMP?

Primeiramente é necessário preencher o formulário de inscrição fornecendo seus dados pessoais, sua formação educacional (Formação acadêmica e em Gerência de Projetos) e sua experiência profissional em projetos. O formulário deve ser preenchido online no site do PMI. Todas as informações sobre o processo de certificação constam em um documento chamado "PMP® Certification Handbook", que pode ser baixado do site do PMI (http://www.pmi.org).

22. Como funciona o processo de inscrição?

a. Você envia o formulário de inscrição online;
b. O PMI aceita a sua inscrição, enviando um email para você, o que leva normalmente uma semana ou menos, autorizando você a efetuar o pagamento com seu cartão de crédito;
c. Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;
d. O PMI envia um email com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online de acordo no site da Prometric;
e. Você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a 6ª feira normalmente), usando o seu código e
f. Por último, você recebe a confirmação por e-mail do centro Prometric do agendamento de seu exame.

23. O que é a Elegibilidade?

É um código encaminhado via e-mail pelo PMI, esse código lhe concede o direito de marcar a data de seu exame.

24. Preciso enviar documentos para o PMI quando eu fizer a inscrição pelo site?

Não, porém é recomendável que os tenha à mão caso caia em auditoria, para que agilize o envio dos documentos. É aconselhável ainda que deixe avisados os seus contatos utilizados como referência de sua experiência, pois terão que atestar a sua atuação caso seja necessário.

25. Posso ser auditado?

Sim, cerca de 10% dos candidatos são auditados, o que significa que você terá que enviar documentos para o PMI que comprovam toda a informação que fornecida no formulário de inscrição. Isto inclui cópias de seus diplomas e certificados de cursos e envelopes com declarações assinadas das pessoas que você indicou no seu formulário como referência para atestar a sua experiência profissional em projetos. Você pode cair em auditoria até o momento que você recebe o seu código de Elegibilidade. Após enviar todos os documentos e estes serem analisados pelo PMI, só então você recebe o seu código de Elegibilidade para marcar seu exame.

26. Onde fazer o exame?

Mapa ilustrativo dos Centros de Teste Prometric no Brasil
O exame é realizado através do computador em um dos Centros de Teste Prometric localizados em todo o mundo. Abaixo estão alguns dos endereços dos Centros no Brasil:

  • Belo Horizonte
    Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) Belo Horizonte, Cep: 30160-011
    Tel: 55. 313.271 - 7255 Cód.: 8365

  • Brasília
    Casa Thomas Jefferson Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) Brasília, DF, 70840-060
    Tel: 55.61.347 - 4040 Cód.: 8317

  • Curitiba
    Educational end Business Center (EBC) Rua Maranhão, 2088 Portão Curitiba, Cep: 80610-001
    Tel: 55.41. 3229 -3057 Cód.: 8318

  • Porto Alegre
    Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano Rua Riachuelo, 1257 Porto Alegre, Cep: 90010-271
    Tel: 55 51. 3225 - 2255 Cód.: 8324

  • Recife
    Associação Brasil América (ABA) Avenida Rosa e Silva, 1510 Recife, Cep: 52020-220
    Tel: 55.81.3427 - 0200 Cód.: 8325

  • Rio de Janeiro
    Instituto Brasil Esatdos Unidos (IBEU) Na: N.S.Copacabana, 690 Rio de Janeiro - Cep: 22.050-000
    Tel: 55.21.2255 - 5830 Cód.8326

  • São Paulo
    Associação Alumni Prometic Test Center Rua Brasiliense, 65 São Paulo Cep: 04729-110
    Tel: 55.11. 5644 - 9782 Cód. 8328

27. Como é o exame de certificação PMP?

O exame é composto de 200 questões de múltipla escolha, com 4 opções cada, desenvolvidas e validadas por PMP®s. 25 das 200 questões são experimentais e não contam para o resultado, porém você não sabe quais questões são essas. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar pelo menos 106 das 175 questões restantes, ou seja, 61% da prova. Para não depender da sorte e se garantir, o melhor é acertar no mínimo 65%.

28. Qual é a distribuição das questões do exame?

  • Iniciação do Projeto: 11%
  • Planejamento do Projeto: 23%
  • Execução do Projeto: 27%
  • Monitoramento e Controle do Projeto: 21%
  • Encerramento do Projeto: 9%
  • Responsabilidade Profissional: 9%

29. O exame é em inglês?

Sim, mas você pode escolher, no ato de sua inscrição para o exame, um segundo idioma para a tradução. Para isso existe um botão em cada tela de questão no exame, que abre outra janela com a tradução da pergunta e das alternativas.

30. O profissional que não passar no exame poderá refazer o teste?

Sim, ele poderá enviar para o PMI um formulário para refazer o exame (Re-examination Form) até um ano após o último exame realizado.

31. Existe Certificação para a empresa?

Não, apenas para pessoas físicas.

32. Como saber se essa é a certificação certa para mim?

Responda as perguntas abaixo, se a resposta for "sim" a todas, é possível que a certificação seja adequada a você:
a. Você tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional? Se não, você tem um diploma secundário ou o equivalente global e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional?
b. Você tem pelo menos 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos à distância ou empresas de treinamento)?
c. Você executa suas atividades sob supervisão?
d. Você é responsável por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto?
e. Você lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restrições de cronograma, custo e escopo?
f. Você demonstra conhecimento e experiência suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos?
g. Você conhece, e já leu, o PMBOK Guide?

33. Como manter a certificação?

Os profissionais que obtiveram a certificação PMP devem demonstrar o seu comprometimento com a prática do Gerenciamento de Projetos, satisfazendo as condições do Programa Contínuo de Requisitos de Certificação (Continuing Certification Requirements Program - CCR) do PMI. Este programa se baseia na acumulação de Unidades de Desenvolvimento Profissional - PDUs (Professional Development Units), onde um PDU tipicamente equivale a uma hora de aprendizado planejado e estruturado ou de atuação profissional no Gerenciamento de Projetos. Assim, para a manutenção da certificação são necessários 60 PDUs a cada ciclo de três anos do programa, além do constante comprometimento com o código de conduta profissional do PMI.

34. O que é PDU?

Professional Development Units (PDU) é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados. Normalmente, uma Unidade de Desenvolvimento Profissional (PDU) é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada e planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

35. Como devem ser reportadas as atividades dos requisitos de continuidade da certificação?

Os PMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O meio mais fácil para isso é pelo site do PMI, em formulário online específico. O PMP pode também enviar via fax ou email. Deve-se fazer cópias do Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. As transcrições das atividades serão enviadas para os PMPs anualmente, porém estes também podem visualizar suas transcrições online no site do PMI.

36. Posso ser auditado mesmo sendo um PMP®?

Todos os PMPs devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas para a manutenção da certificação. Um percentual de PMPs serão aleatoriamente selecionados e auditados a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR. Para mais informações, consulte o CCR Handbook, que pode ser acessado no site do PMI.

37. O que é uma empresa Registered Education Provider do PMI?

Para ser R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI a empresa de treinamento submete ao PMI Global seus cursos de Gerenciamento de Projetos, metodologia de ensino, material didático, currículo de professores e coordenador acadêmico, dentre outros requisitos necessários. Este material passa por uma análise criteriosa de padrões de qualidade. Uma vez atestada, a empresa pode usar uma logomarca específica que indica ao mercado consumidor que a empresa segue os padrões de qualidade do PMI e seus cursos garantem PDUs para o profissional já certificado pelo PMP. Um exemplo de REP é a Tecnoponta Treinamentos que atua em São Paulo/SP e Santos/SP e é certificada, garantindo a qualidade e excelência dos seus treinamentos de Gerenciamento de Projetos.

38. Existem treinamentos/cursos que podem me ajudar a ser aprovado na certificação PMP?

Sim, existem cursos voltados para a prática do dia-a-dia de um gerente de projetos (Curso de Gestão de Projetos) e outros voltados para auxiliar o candidato a obter os conhecimentos necessários para a certificação PMP (Curso preparatório PMP). Cursos feitos em um centro R.E.P. valem PDUs para os participantes.

Links úteis:

Questões Frequêntes sobre Certificação PMP

1. Qual é a página web do PMI? www.pmi.org

2. O que é o exame de certificação PMP?

O exame de certificação Project Management Professional (PMP) mede a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que são utilizadas na prática de gerenciamento de projetos. As especificações do exame foram inicialmente estabelecidas em 1997, após o Project Management Institute ter feito uma análise do mercado. O exame de certificação PMP consiste de 200 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, desenvolvidas e validadas por PMPs. Os candidatos devem acertar 106 de 175 questões do exame. O exame contém ainda outras 25 questões que não são consideradas para a nota final, porém o candidato não é informado sobre quais são estas questões. O exame é revisado anualmente para satisfazer determinadas especificações e garantir que cada questão tenha uma fonte de referência.

3. Qual é o melhor modo de me inscrever para fazer o exame PMP?

Inscreva-se através website do PMI, https://certificationapp.pmi.org/

4. Eu quero me inscrever pelo correio. Quanto tempo leva para receber a confirmação?

Prepare-se para esperar pelo menos 3 semanas mais o tempo de correio entre o PMI e sua cidade.

5. Eu preciso esperar a carta de confirmação do PMI para me registrar para o exame?

Sim, pois a carta de elegibilidade contém um número de confirmação que é necessário para marcar o exame.

6. Qual é a taxa a ser paga para o exame e para a filiação ao PMI?

Project Management Professional (PMP®)
Taxa inicial de certificação - membro do PMI ($405.00)
Taxa inicial de certificação - não-membro do PMI ($555.00)
Taxa de re-exame - membro do PMI ($275.00)
Taxa de re-exame - não-membro do PMI ($375.00)

7. Vale a pena se tornar membro do PMI para fazer o exame de certificação PMP?

Sim, a diferença na taxa do exame cobre a taxa de filiação e a filiação fornece também alguns benefícios.

Como um novo membro do PMI, você vai pagar $129.00 ($119.00 pela filiação em $10.00 pagos por um novo membro). Você vai pagar também $20.00 para participar das atividades locais de sua Seção (Chapter). O exame custa $555.00 se você não é filiado e $405.00 se você for filiado. A diferença é de $150.00, que é justamente o que você vai gastar para se filiar. Inclua na conta as publicações grátis, descontos em cursos, livros, etc., que você recebe como membro. Então não há dúvida que ser um membro do PMI ANTES de fazer o exame é uma vantagem e não uma desvantagem.

8. Como realizar o pagamento da prova caso o indivíduo ainda não tenha cartão de credito internacional nem nacional, apenas de débito, tipo Visa Electron?

A única outra opção é via ordem de pagamento, através de um banco que tenha subsidiária nos Estados Unidos ou convênio com empresa especializada neste tipo de serviço.

9. Qual é o tempo de espera na inscrição via internet?

Imediatamente após a inscrição o PMI envia um e-mail de confirmação da inscrição.

10. Qual é o tempo de espera para receber a confirmação de aprovação para fazer o exame?

Muitos recebem a confirmação de sua elegibilidade em 1 dia, embora o PMI informe que pode levar até 5 dias. Comparado com a inscrição via correio normal, é quase instantâneo.

11. Quantas horas de estudo eu necessito para passar no exame?

Depende do quanto você já sabe dos tópicos necessários para a certificação. Normalmente varia entre 100 e 200 horas.

12. Qual é o tempo de preparação para o exame?

Depende muito de quanto você já saiba sobre gerenciamento de projetos antes de começar a se preparar para o exame.

Se você estudar 4 a 5 horas por dia - 1 mês
Se você estudar 2 a 3 horas por dia - 2 meses
Se você estudar 1 a 2 horas por dia - 3 meses


Note que muitos levam mais de 3 meses e outros passam no exame estudando em tempo integral 1 semana. Isto é situacional e depende de cada indivíduo.

13. Qual é o melhor modo de obter as 35 horas de treinamento requeridas para me inscrever para o exame PMP?

Busque uma empresa especializada em treinamento para a certificação PMP, que possa não apenas lhe mostrar o conteúdo do exame, mas também apresentar dicas da prova e exercícios práticos.

14. Eu tenho de ter o treinamento antes de me inscrever?

O processo de inscrição exige que a data do encerramento de treinamento seja anterior à data em que se está fazendo a inscrição. Não é possível continuar a inscrição se for colocada uma data no futuro.

15. Qual é a leitura recomendada para o exame de certificação PMP?

A seguinte lista de publicações são recursos que os candidatos à certificação PMP podem utilizar para obter informação na teoria de gerenciamento de projetos, princípios, técnicas e procedimentos. Embora estas sejam leituras recomendadas, simplesmente estudar estes livros não sugere que os candidatos ao exame possam passar no exame PMP. Estes recursos devem complementar um plano de estudo do candidato.

1. Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)
2. PMP Examination Specification
3. PMP Credential Handbook
4. Code of Professional Conduct

16. Eu necessito mais do que o PMBOK para passar no exame?

Sim, Embora algumas pessoas com muita experiência usem somente o PMBOK, a maioria dos candidatos acredita que livros adicionais, específicos para preparação para o exame, devam ser utilizados. Além disso, é fundamental um CD com questões simuladas da prova.

17. Onde eu encontro links na internet para questões grátis da prova (em inglês)?

www.pmi.org/info/PDC_SampleQuestionsandAnswers.pdf
www.boson.com tem uma demo com 3 testes de 12 questões cada
www.ci.la.ca.us/pm/ é um teste do escritório de projetos da prefeitura de Los Angeles
www.pmboulevard.com tem um tutorial e testes, porém um registro é necessário
www.pmi-heartland.org/htmldocs/pmi/vocab.html
www.pm-prepare.com

18. Tenho de colocar pessoas de contato nos projetos. Em um dos projetos que eu participei, a empresa já encerrou operações. Eu ainda tenho contato com a pessoa para quem eu me reportava, mas ele está aposentado. Quais são minhas opções?

O PMI informa que alguém que trabalhou com você no projeto pode assinar.

19. Meu gerente está em férias e somente vai voltar em 3 semanas. Alguém pode assinar em seu lugar?

O PMI informa que alguém que trabalhou com você no projeto pode assinar.

20. Como eu mantenho a certificação?

Você deve acumular 60 créditos (PDUs - Professional Development Units) em um período de 3 anos após a certificação. Os PDUs não podem ser acumulados antes da certificação ter sido obtida. Maiores informações em http://www.pmi.org/pdus.html

21. Agendei o dia do exame, entretanto não consegui prestá-lo, pois estava em viagem. Qual procedimento que devo executar?

Se você não foi ao exame na data marcada (no-show) e não avisou a Prometric com 48 horas de antecedência (por telefone ou pelo e-mail www.prometric.com/pmi ), uma sala foi reservada para você e a manteve disponível durante o período previsto para o teu exame. Assim você tem de pagar novamente a taxa de reexame, de modo a estar apto a fazer novo exame. No caso de situações extremas (emergência médica, morte na família), com documentação comprobatória, é necessário mandar um e-mail para customercare@pmi.org dentro de 72 horas da data marcada para o exame.

22. Se for necessário refazer o exame, qual o procedimento?

Você tem direito a três tentativas com a mesma inscrição. No entanto o valor pago inicialmente não cobre as três tentativas. Se você for refazer deve entrar de novo em www.pmi.org/certapp/ e seguir os procedimentos para pagar e remarcar o exame. A taxa a pagar é US$275 para filiados ao PMI e US$375 para não filiados. Assim você deve conseguir um novo código para poder remarcar o exame.

23. No caso de uma (primeira) reprovação na prova para certificação PMP, qual o tempo MÍNIMO que o candidate é obrigado a esperar para poder realizar a próxima?

Não há tempo de espera. É possível remarcar o exame assim que os procedimentos tiverem sido efetuados.